A Golden Week – Semana Dourada – é um feriado nacional chinês que comemora a fundação da República Popular da China e, durante sete dias – de 01 a 07 de outubro, lojas, empresas, escolas e demais ramos de serviços, vendas e fabricação de produtos, fecham suas portas.
A data é tão especial que é comemorada durante sete dias, em um feriado prolongado que causa impactos no comércio exterior de muitos países, afetando importadores e exportadores.
Por dentro da História da Golden Week
Em 21 de setembro de 1949, a China tornou-se um país independente. Após longos anos de uma guerra civil entre forças comunistas e nacionalistas, aconteceu a Revolução Comunista de 1949, que foi o resultado final desse longo processo de transformações que a China passou.
Apesar dessa data, a vitória só foi comemorada em 01/10/1949 com uma grande cerimônia na enorme Tiananmen Square, a praça da Paz Celestial, com muita festa, desfiles cívicos-militares e vários eventos em toda a China. Já em 2 de outubro do mesmo ano, o novo governo instituiu oficialmente o Dia Nacional, a ser comemorado sempre no 1º dia de outubro.
O governo chinês criou a primeira Golden Week em outubro de 1999 com a intenção de expandir o turismo doméstico. Nessa semana, muitas pessoas viajam para dentro do país mesmo, reunindo familiares. Devido à pandemia, as celebrações e viagens podem ficar comprometidas.
Os impactos da Golden Week no mercado
A China é um grande parceiro comercial do Brasil, comercializando bilhões de dólares em importações e exportações. Boa parte do que é exportado por nós vai para a China, grande consumidora de vários produtos brasileiros e quem lida com o mercado exterior e depende dos processos de importação e exportação de mercadorias precisa ter conhecimento dos feriados chineses e se prevenir quanto ao cenário logístico internacional. Alguns pontos são observados neste período:
Aumento de valores de fretes internacionais
Descumprimento com embarques de cargas;
Tempo de produção mais longo;
Logística comprometida.
Como as atividades são suspensas nos dias da Golden Week, de comércios a indústrias e também escolas, a lógica de suspensão também se aplica para os serviços aéreos e marítimos, com paralisação das atividades em portos e aeroportos para o despacho de mercadorias.
Prevendo os impactos devido à suspensão das atividades, empresas devem se organizar para minimizar atrasos, ainda mais considerando os contratempos ocasionados por paralisações devido aos surtos de covid-19 já sentidos por muitos.
Como evitar os impactos na importação de produtos
Para não ter seus negócios afetados pelo feriado prolongado da China, procure seguir algumas dicas importantes:
Faça reservas de embarques com antecedência. Considere um prazo de 2 a 3 semanas para os embarques marítimos e de uma semana para os aéreos, antes do feriado;
Se seu negócio depende de mercadorias importadas, faça pedidos com reserva de quantidade para trinta a 40 dias;
Talvez um porto de descarga alternativo pode ajudar a aumentar as opções de embarques, assim como utilizar rotas mais longas para evitar a rolagem;
Escolha o parceiro certo para evitar frustrações, pois uma parceria que te dê suporte nessa hora é fundamental.
Uma empresa de logística séria e com competência profissional consegue analisar diariamente o mercado e identificar rotas e preços melhores para suas necessidades e, assim, minimizar as consequências deste feriado longo.
Conte com aBrisk Logistics Group, uma empresa que trabalha com antecipação e planejamento para tomar as decisões mais assertivas e evitar danos ao seu negócio!
Comments